Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

| Voltar |

Ouro - Cores

Por Francisco Laterza Neto

As cores das ligas de ouro

www.3mrecuperadora.com.br

A história do ouro vai de mãos dadas com a evolução da civilização humana. A cor rica do amarelo do ouro sempre foi atraente ao gênero humano e o ouro foi usado em todas as partes do mundo, desde 3.000 a. C. O ouro e o cobre são os únicos dois metais que exibem cor. Devido a esta propriedade, as ligas de ouro podem assumir uma gama de cores. Em 862 a. C. eram usadas moedas feitas de uma liga ouro-prateada verde conhecida como `electrum` e composto de 73% de ouro e 27% de prata. Uma liga de ouro vermelha, com combinação de 70% de cobre e 30% de ouro, era usada durante o tempo do Império de Chimu (1.300 d.C.) por ourives onde é hoje o Peru do norte. Hoje, várias ligas de ouro coloridas estão disponíveis, dando a oportunidade de criar jóias sem igual e artigos decorativos.

As cores nas ligas seguem normas internacionais que possuem como parâmetro a nomenclatura CIELAB. CIE L*a*b * é o mais completo espaço de cor especificado pela Comissão Internacional em Iluminação (Commission Internationale d`Eclairage). Descreve todas as cores visíveis pelo olho humano e foi criado para servir como um modelo independente a ser usado como referência.

Com o objetivo de padronizar as cores do ouro, foi criada uma nomenclatura própria de coloração, usualmente intituladas 1N, 2N, 3N, 4N e 5N.

Já o ouro branco, desenvolvido originalmente para ser uma alternativa à platina, é uma liga composta por ouro e outros metais brancos. Normalmente é dado um banho de ródio na peça, de modo a criar um maior brilho.

Tabela de Composições para ligas 18K

Cor Ouro Prata Cobre

1N 75.0 17.5 7.5 Amarelo esverdeado

2N 75.0 15.0 10.0 Amarelo mais claro

3N 75.0 12.5 12.5 Amarelo mais avermelhado

4N 75.0 10.0 15.0 Rosê

5N 75.0 0.0 25.0 Vermelho

O ouro branco pode ser composto de:

Ouro puro + níquel + cobre + zinco ou

Ouro puro + paládio + prata + cobre

A adição de outros componentes como, por exemplo, alumínio, ferro, índio e cobalto mudam a coloração dos metais para cores como azul, violeta, marrom e preto, mas também mudam as propriedades mecânicas, físicas e químicas das ligas, deixando as peças quebradiças e com alto ponto de fusão.




© Copyright 2009 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design