Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019

| Voltar |

Central de Notícias - Jóias folheadas

Polos produtores de Joias Folheadas no Brasil


Atualmente, dentre os principais polos produtores de folheados e bijuterias no Brasil, destacam-se Limeira (SP), a gaúcha Guaporé e Juazeiro do Norte, no Ceará.

Limeira (SP)

A cidade paulista de Limeira com cerca de 279 mil habitantes, abriga aproximadamente 450 empresas do setor de joias, folheados e bijuterias. A cidade é conhecida como “a capital do “folheado”  e produz mensalmente  entre 25 e 34 mil peças. Cerca de metade dos empresários da cidade se  dedica à fabricação de folheados de latão bruto (sem o banho galvânico de metais preciosos). Cerca de 36% das empresas produzem a peça acabada, já banhada e aproximadamente 28% se dedica aos processos de galvanoplastia.

Este arranjo produtivo responde por cerca de 60% da produção total de folheados no Brasil, gerando aproximadamente 6.372 empregos, o que corresponde a cerca de 10% do trabalho formal gerado na cidade.

A vocação da cidade para o segmento de joias folheadas data da década de 1930, com a aceleração do processo de industrialização em meados da década de 40.

Guaporé (RS)

Município da Serra Gaúcha, localiza-se a 199 km de Porto Alegre. O arranjo Produtivo de Joias Folheadas de Guaporé foi criado em janeiro de 2009 e reúne perto de 160 empresas. A cidade ainda abriga um polo de produção de moda íntima. A vocação produtiva de Guaporé para a joalheria teve origem no início do século passado,  e hoje a cidade é um Arranjo Produtivo Local e referência nacional na produção de joias folheadas a ouro e prata.

O APL de Joias Folheadas de Guaporé desenvolve diversas ações para aumentar a competitividade das empresas do segmento, incluindo o desenvolvimento de equipamentos; gestão ambiental; melhoria de processos; inserção de pedras preciosas produzidas em solo gaúcho, tais como ametista, ágata, citrino e cristal, entre outras.

A cidade dispõe de um Escola de Joalheria, mantida pelo SENAI, com modernas instalações e equipamentos.

Juazeiro do Norte (CE)

Cerca de 40 fabricantes de joias folheadas integram o polo produtor da cidade cearense de Juazeiro do Norte. O Polo começou suas atividades impulsionado pelo consumo dos romeiros que visitam a cidade em devoção ao Padre Cícero. Estima-se que o polo gere cerca de 4 mil empregos, diretos e indiretos. Fruto do Programa GEOR – Gestão Estratégica Orientada para Resultados do SEBRAE Nacional, em 2006 nasceu o Projeto APL – Arranjo Produtivo Local de Joias Folheadas, envolvendo o Governo do Ceará, CENTEC, AIGA -  Associação das Indústrias de Galvanoplastia e Agregados e Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Voltar para a página JOIAS FOLHEADAS.

Leia também:

Características da Joia Folheada 

Entrevistas

História da Joia Folheada

Processos de Produção da Joia Folheada

Números do Mercado de Joias Folheadas (Brasil e Mundo)

Tributação

Fonte: Da Redaçăo

Publicada em 16.09.2010

mais notícias sobre Jóias folheadas >>

Outras Notícias?
Escolha o Canal:


© Copyright 2009 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design