Sábado, 1º de Novembro de 2014

| Voltar |

Central de Notícias - Bijuterias

África Universal: joias étnicas inspiradas em deuses africanos




Foto: Daniela Conti


A carioca Anna Assis é designer de joias há 15 anos. Durante algum tempo criava desenhos para empresas e tinha muita vontade de expressar sua identidade pessoal e cultural através das joias, e a coragem para dar esse passo começou de forma artesanal, quando participava de pequenas feiras de moda e arte, e o público começou a solicitar mais peças e mais participações em feiras e eventos.


  

Fotos: Daniela Conti


No início, a África Universal não tinha o caráter empresarial que têm hoje, esse amadurecimento se deu a partir do momento que a empresa passou a integrar o grupo de empresas incubadas do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade Veiga de Almeida, onde recebeu constantemente apoio em consultorias administrativas e estratégicas, fatores fundamentais para o crescimento da empresa.


  

Fotos: Marcio Madeira


Participação no Fashion Business

A coleção “Deuses e homens – raízes da majestosa criação” - inspirada na beleza dos deuses africanos e na influência da fé sobre as civilizações - foi apresentada no dia 12 de janeiro, às 18 h, durante o desfile Coleção Inverno Plural 2010, um dos principais desfiles que ocorreram durante o Fashion Business, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de janeiro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.


   

Fotos: Daniela Conti


Para este Fashion Business, a grife produziu toda a coleção artesanalmente, por uma equipe de artesãs que trabalham com materiais vindos diretamente do continente africano e de diversas partes do Brasil, principalmente das regiões Nordeste e Sudeste. Idealizada pela designer Anna Assis, a nova coleção trouxe máscaras e tipologias da plástica africana, mesclada ao design brasileiro, em peças esculpidas em madeira de demolição, reaproveitadas com toques coloridos de pedras vibrantes, como o âmbar e a turquesa, miçangas de porcelana, metais nobres, conchas e materiais não-convencionais.


 

Looks Lucrecia Moreira (foto: Daniela Conti)


As máscaras foram o principal diferencial na composição da nova coleção de joias da África Universal. “Na cultura africana, as máscaras representam seres que protegem as pessoas que as carregam, dando proteção e captando a força de cada um de nós na busca da harmonia e do equilíbrio”, explica a designer de joias.


 

Lucrecia Moreira e Anna Assis (foto: Daniela Conti)


As joias da grife ganharam destaque através das modelos vestidas por Lucrécia Moreira, uma das 10 estilistas mais importantes de Angola. Consagrada por suas linhas sofisticadas e chiques, tecidos nobres e glamorosos da moda angolana, a designer impressionou os brasileiros com sua coleção.


 

Anna Assis nos bastidores do desfile (foto: Daniela Conti)


Representando a moda brasileira, o estilista carioca Sávio Chaia também utilizou joias da África Universal criadas pela designer Anna Assis. Inspirado no barroco brasileiro, Chaia apresentou a coleção ‘Pérola Imperfeita’, que tem como influência a mistura étnica, traço marcante na história de vida da escrava Xica da Silva.


 

Nill Marcondes, Sávio Chaia e Cris Viana (foto: Daniela Conti)


Todas as sandálias usadas durante o desfile foram assinados por Bárbara Malhano, reconhecida internacionalmente por sua habilidade e sensibilidade em utilizar materiais recicláveis na produção de seus calçados.


 

Foto: Marcio Madeira

 

Foto: Daniela Conti


Essa foi a terceira participação da grife África Universal no Fashion Business, porém a primeira edição em que a marca esteve com estande independente, no lançamento do espaço MODA BIJU BRASIL e tambémé a primeira vez que a grife tem um desfile fashion cultural no evento. Nas edições anteriores, a grife dividia espaço com outros jovens talentos do Polo Joia Carioca.

www.africauniversal.com.br


 

Lucrecia Moreira, Bárbara Malhano, Cris Viana, Anna Assis, Sávio Chaia e Nill Marcondes

Fonte: Da Redação, com informações Tao Comunicação

Publicada em 19.01.2010

mais notícias sobre Bijuterias >>

Outras Notícias?
Escolha o Canal:


© Copyright 2009 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design