Domingo, 24 de Setembro de 2017

| Voltar |

Central de NotÝcias - Joalheria

Designer Rita Holanda cria joias espanholas com um toque brasileiro




Colar Grandes Ojos de Miró e pendentes Ojos de Miró de prata com galuchat tingido


A designer de joias Rita Holanda já foi historiadora. Em suas pesquisas, começou a apaixonar-se pelas joias. Em 2004, mudou-se para Madri, na Espanha, para acompanhar seu marido que havia sido transferido por motivos profissionais.

Enquanto morava no Brasil, Rita criava joias desde 2003. Em São Paulo, estudou na escola de joalheria Arte Metal. Já na capital espanhola, Rita iniciou um doutorado em história, mas depois de 13 anos mergulhada na vida acadêmica com pesquisas, lecionando e produzindo documentários, a paixão pelas joias falou mais alto. Para se aperfeiçoar, estudou durante um ano no Centro Europeu de Joalheria Integral. 




Colar de prata com capim dourado e citrino e anel de prata e ouro com capim dourado e citrino, coleção Fiesta


Com a proposta de levar para as terras espanholas uma joalheria que fundisse o clássico com o eclético, utiliza o que chama de “jeito brasileiro” para criar: a mistura. “Tudo no Brasil é uma mistura, desde os primórdios da formação do povo brasileiro. Assim sou na joalheria, mesclo materiais nobres com orgânicos, mesclo desenho com pesquisa, a técnica com o desafio. E disso tudo sai samba, sai joia”, diz.


 

Pulseira de prata com capim dourado e citrino, coleção Fiesta


Rita realiza seu trabalho seguindo três linhas principais: as pedras brasileiras, o capim dourado e o galuchat. Galuchat é o couro da arraia, que há tempos vêm sendo utilizada para a confecção de joias e acessórios, ao natural, ou tingido em diversas cores.


  

Colar de prata com berilos e anel de prata com citrinos e ametistas, coleção Caja de fuegos artificiales




A coleção "Caja de fuegos artificiales", homenagem que fez ao festeiro espírito espanhol, é um exemplo de suas criações com pedras brasileiras. “Por aqui, em dias de festa, se olhar pro céu o que mais se vê são os fogos de artifício, eles adoram”, explica a designer. As joias foram concebidas com caixas em formas geométricas de prata com pedras brasileiras, representando o colorido dos fogos de artifícios.


  

Anel de prata com turmalina melancia e colar de prata com berilos e turmalinas, coleção Caja de fuegos artificiales


Utilizando o capim-dourado, planta nativa do Jalapão, no Tocantins, Rita destaca a coleção Japão, que fez em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, e a coleção Fiesta, onde a artista mistura capim dourado com prata, ouro e pedras brasileiras.


  

Colar e brincos de prata com capim dourado e coral, coleção Japão


Com o galuchat, o couro nobre da arraia, muito apreciado na indústria do luxo, Rita criou a coleção Ojos de Miró, a união da inspiração espanhola com a criatividade brasileira. “A forma como Miró retrata  os olhos em algumas de suas telas, seja de mulheres, pássaros ou pessoas da noite, me inspiraram a fazer essa coleção. É uma leitura das telas, numa tentativa de converte-las em joias”, diz. “Além dos olhos, também me chamam atenção nas suas obras o tom vibrante das cores vermelha, preta e branca, que eu reproduzo tingindo o galuchat, que além das cores tem uma textura incrível”, complementa.


   

Colares Pequenos Ojos de Miró e colar Todos los Ojos de Miró de prata com galuchat tingido

   

Colar Los Dos Ojos de Miró e anéis Ojos de Miró de prata com galuchat tingido


Nos dois últimos anos, suas peças passaram por Nova York, Paris, Barcelona, Madrid e agora chegam a São Paulo. Rita irá expor suas joias juntamente com outros oito joalheiros no atelier Carlos Casnati, de 10 a 13 de dezembro. O Atelier Escola Carlos Casnati fica na Rua Simão Álvares, nº 861, no bairro da Vila Madalena.

Mais informações sobre a exposição no telefone (11)3032-9516, e sobre a artista em seu blog http://ritaholanda.blogspot.com/

Fonte: Da RedašŃo

Publicada em 04.12.2009

mais notÝcias sobre Joalheria >>

Outras Notícias?
Escolha o Canal:


© Copyright 2009 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design