Sábado, 22 de Setembro de 2018

| Voltar |

Central de NotÝcias - Bijuterias

Amarjon Biojoias: Grife mineira desenvolve pešas utilizando folhas e escorpi§es banhados a ouro




Pulseira de folhas do norte e ouro amarelo


A Amarjon, empresa joalheira de Minas Gerais, produz biojoias no verdadeiro sentido da palavra. Isso por que suas peças são, não só inspiradas na natureza, mas trazem a própria natureza dentro delas.

Os anéis, berloques e colares são confeccionados com folhas naturais, secas e esqueletizadas por um processo de tratamento exclusivo, que deixa somente as fibras do vegetal. São depositados, então, seis camadas de banhos de ouro ou do composto metálico à base de platina, paládio, cobre e estanho, de nome OMK, que confere à peça uma aparência prateada sem o risco de escurecimento. O resultado são peças finas, leves e únicas - cada uma é diferente da outra - pois seguem o desenho das folhas, como só a natureza é capaz de conceber.




Colar com folha-moeda e OMK

 

Brincos de folha-moeda e ouro amarelo


Além das folhas das árvores eles também utilizam outro material inusitado: a grife produz brincos e pingentes de escorpiões, e assim como as folhas, são os próprios aracnídeos que estão dentro das peças.


 

Par de brincos com escorpiões e ouro amarelo


Foi o designer JC Ribeiro, que é um dos sócios da Amarjon Biojoias, quem teve a idéia de utilizar os animais para confeccionar joias. Após a certeza de que seria possível aplicar a técnica do revestimento das folhas aos escorpiões, a empresa protocolou um processo junto ao IBAMA e obteve autorização para capturar até três mil escorpiões amarelos na região de Juiz de Fora e adjacências, onde o animal é uma praga.


 

Pingente com escorpião, ouro amarelo e OMK


A captura é feita com uma técnica similar aos “palitos” utilizados na comida japonesa.

Não seria possível mergulhar a matéria orgânica diretamente num banho de ouro. Ela queimaria e não conduziria energia. Por isso, a Amarjon Biojóias desenvolveu uma técnica própria e exclusiva que protege a matéria orgânica durante o banho. Essa técnica permite trabalhar o produto sem uso de níquel (danoso à saúde e causador de alergias).

A empresa vai participar da 46ª Bijoias, maior e mais expressivo evento profissional do setor de bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados que acontece entre os dias 2 e 4 de agosto, em São Paulo.

 

Fonte: Da RedašŃo

Publicada em 27.07.2009

mais notÝcias sobre Bijuterias >>

Outras Notícias?
Escolha o Canal:


© Copyright 2009 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design