Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

| Voltar |

Central de NotÝcias - Feiras e Eventos


TECNOGOLD 2012: conhecimento e bons negˇcios na feira de tecnologia do setor joalheiro


 O ciclo de palestras trouxe temas atuais e de interesse para a cadeia produtiva de joias; o ambiente confortável e amistoso serviu, também, para a realização de contatos e futuros negócios


A Tecnogold 2012, realizada de 26 a 28 de abril no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, seguramente atendeu às expectativas de todos: organizadores, expositores e visitantes comemoraram a movimentação, que gerou diversos negócios e abriu possibilidades para transações futuras. E o ciclo de palestras também contribuiu para a manutenção desse sentimento de bem-estar e sucesso, agregando informações estratégicas e aprofundadas para os profissionais do setor.


 

Martino Gardan falou aos presentes sobre nanotecnologia


O primeiro dia de palestras teve foco nos processos técnicos, com a apresentação de novos equipamentos, programas e metodologias, que auxiliam a indústria joalheira a inovar e otimizar a sua produção. A presença dos dois palestrantes italianos – Martino Gardan e Matteo Machioro –  notadamente os maiores conhecedores de maquinário e procedimentos técnicos para a joalheria, demonstrou a preocupação dos organizadores em oferecer o melhor ao público.

Martino Gardan discorreu sobre o uso da nanotecnologia para inovar tanto a decoração quanto a proteção de superfícies metálicas, apresentando uma nova opção aos produtores: a cobertura cataforética de material composto por resina e cerâmica. Ele também fez um comparativo apresentando as especificidades desta técnica em comparação com outros métodos utilizados na indústria joalheira. A palestra foi oferecida pela Autech.


 

Matteo Machioro 


Já Matteo Machioro, convidado pela 3M recuperadora, falou sobre as técnicas e os cuidados necessários na utilização do banho de ródio. O método de revestimento de superfície, recorrente na indústria joalheira, despertou bastante interesse - principalmente acerca das dicas desse especialista no assunto.

O dia foi encerrado com a apresentação de Homero Gouveia. O físico, sócio da empresa CNCFlex, falou sobre a modelagem digital de joias, apresentando os principais softwares utilizados no setor – como RhinoGold e Firestorm, entre outros - apontando suas qualidades e os destaques de cada produto.  


 

Homero Gouveia


Na sexta-feira (27), segundo dia de palestras, tiveram lugar os temas mais inspiradores, como a palestra de Marcos Batista sobre Design Thinking e a apresentação de Brigitte Borja Mozota, sumidade em Gestão do Design, tema de sua fala.





Marcos Batista falou a todos sobre inovação e planejamento

 

Depois de sua apresentação Brigitte Borja Mozota autografou o seu livro, Gestão do Design


Regina Machado, consultora de estilo do IBGM, movimentou o auditório do São Luís, na palestra mais concorrida do evento. Regina deu início às apresentações do workshop de inspirações para Preview Design de Joias e Bijuterias 2013, falando sobre o tema geral do book de tendências lançado anualmente pelo IBGM em parceria com o SEBRAE. Ela elegeu o espírito romântico com o tema da publicação e apresentou os quatro portais de inspiração para o ano que vem. Um deles é o “Bossa Nova”, que reúne joias que já foram sucesso em temporadas passadas em designs revistos e atualizados.



 

Regina Machado apresentou os portais de inspiração para 2013...

 

... para um público superior ao esperado; muitos ficaram de pé ou sentaram-se no chão


Encerrando os trabalhos, o debate envolvendo acadêmicos e profissionais do setor joalheiro em torno da padronização do desenho de joias - aquele que o designer apresenta para as indústrias antes de iniciar a produção da coleção. À frente do grupo estava Engracia Costa, Diretora de Design do SINDIJOIAS SP, que ao lado de nomes como Maria Antonia Benutti, Claudia Chadalakian, Flavia Malaman, Liliane Mancebo, Adriano Mol e Eliânia Rosetti apresentou ideias e sugestões para o início das discussões para  a formatação de uma norma brasileira.





Aliomar Teixeira Nogueira, presidente do SINDIJOIAS SP, assistiu à apresentação das sugestões do grupo misto de estudos

 

Geraldo do Amaral Filho


No sábado (28), Geraldo do Amaral Filho falou sobre a sustentabilidade na indústria joalheira, abordando temas como cuidados com o meio ambiente e a atuação da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na área.

Encerrando o ciclo de palestras, Adriano Mol apresentou o Manual de Lapidação Diferenciada, editado em 2009 pelo IBGM. O volume, atualmente indisponível na versão impressa, classifica as lapidações diferenciadas utilizadas no Brasil, recursos que agregam valor às joias. Adriano informou que o manual pode ser baixado do site do IBGM (nesse link).



 

Adriano Mol


15ª TECNOGOLD - Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro

De 26 a 28 de abril

26 e 27, das 14 às 21 horas

28, das 14 às 20 horas

Centro de Eventos São Luís

R. Luís Coelho, 323 – São Paulo, SP

Leia também:

GIA e IBGM lançam cursos em português


IBGM e SINDIJOIAS SP lançam serviço de registro autoral e câmara de mediação e arbitragem


Autoridade em Gestão do Design faz palestra na Tecnogold


Software de prototipagem 3Design CAD é o destaque da Usiart

Grupo de trabalho apresenta projeto para desenho de joias

Feira tem participação recorde de expositores italianos

Romantizar é o lema da produção joalheira em 2013

Fonte: Da RedašŃo

Publicada em 30.04.2012

mais notÝcias sobre Feiras e Eventos >>

Outras Notícias?
Escolha o Canal:


© Copyright 2011 InfoJoia | Desenvolvido por 3N Design